União de Freguesias de Estremoz (Santa Maria e Santo André)

Image

Luís

Manaças

Batista

Candidato à União de Freguesias de Estremoz (Santa Maria e Santo André)

Foi-me endereçado um convite pelo MIETZ para me apresentar como candidato à União de Freguesias de Estremoz (Santa Maria e Santo André). Confio no projeto e, sem hesitação, aceitei este desafio com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da minha freguesia e da minha cidade.

Sou licenciado em Direito, exerço a profissão de advogado e sempre mantive uma participação cívica ativa, colaborando e exercendo funções em diversas instituições da nossa terra.

Ao longo de mais de uma década, pertenci aos órgãos sociais do Clube de Futebol de Estremoz, tendo desempenhando as funções de Tesoureiro, Presidente e, atualmente, Vice-presidente. Integrei a primeira comissão restrita da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco, do nosso concelho. Cumpro o segundo mandato como Presidente da Assembleia Geral do Recolhimento da Nossa Senhora dos Mártires.

Sou um cidadão atento ao que acontece na nossa cidade, onde nasci há 51 anos, onde cresci, vivo e trabalho. Conheço-lhe defeitos e virtudes.

Assim, senti que tinha de aceitar o repto que me foi lançado. Como diz a canção, Estremoz é “Terra de Encantos”. Com alegria cantei os encantos da nossa terra durante os anos de juventude em que pertenci ao tão nobre Orfeão Tomaz Alcaide, pois é com a mesma alegria, com empenho e num tom bem afinado que pretendo estar ao lado dos estremocenses e contribuir para o desenvolvimento económico, social, cultural da nossa ilustre União de Freguesias.

Bem haja a todos, Conto com todos vocês.

Estremoz, sempre juntos!

A nossa equipa para Estremoz

Image

Os nossos compromissos

ECONOMIA E TURISMO
- Valorizar e desenvolver o turismo em articulação com o Município tendo em conta o Plano Estratégico e Desenvolvimento da Cidade de Estremoz, na área da hotelaria, gastronomia local e pontos de interesse turísticos existentes na Cidade, tais como museus, monumentos e outros;

- Consolidar o sistema de informação turístico local no site da Freguesia;

-Promover e dinamizar os diferentes produtos locais levando a cabo actividades iniciativas e programas durante todo o ano com a realização de eventos de rua para a sua promoção;

- Assegurar a promoção turística da Freguesia no plano nacional e internacional, em todas as vertentes;

- Estabelecer um programa de incentivos à fixação de jovens casais na Freguesia em parceria com o Município, seja na aquisição e reabilitação de imóveis antigos ou na construção de novas habitações;

- Estabelecer protocolos com o Município, empresas e instituições nas áreas técnicas, caso se venha a mostrar necessário, para o desenvolvimento de projectos ligados à criação de emprego e turismo, seja da Freguesia, instituições sem fins lucrativos, associações e empresas com sede na União de Freguesias.

- Apoiar o comércio local e as pequenas e médias empresas, promovendo iniciativas que valorizem no essencial as tradições e história local desenvolvendo ações que dinamizem e valorizem o comércio local, bem como a proximidade com os vários sectores do Comércio de forma a levar as suas preocupações às entidades competentes e utilizar todos os meios institucionais para tomar posição relativamente a esta temática que tão fundamental é para o desenvolvimento da nossa Freguesia

PROXIMIDADE E SERVIÇOS
- Melhorar o atendimento de qualidade e eficiência por parte da Freguesia promovendo o serviço prestado à população no relacionamento e diálogo com a Junta;

- Apoio na entrega do IRS e em todas as situações que exijam o uso obrigatório de internet, para aqueles que não saibam utilizar a mesma, por exemplo, na aquisição de bilhetes de autocarro, que de momento apenas são feitos pela internet e quem não tem acesso, ou não sabe utilizar, está impedido de viajar de expresso.

- Melhorar o canal de informação com os fregueses da Freguesia na divulgação das actividades da Junta de Freguesia;

- Estabelecer uma parceria com a Câmara Municipal, para um serviço descentralizado de Balcão Único logo que mesmo seja implementado pelo Município, para facilitar o acesso a pessoas com mobilidade reduzida.

- Continuar a editar semestralmente um boletim informativo da Freguesia.

- Gerir com eficiência os equipamentos e bens móveis e imóveis da sua propriedade ou ao dispor da Freguesia, cuidando da sua manutenção e bom aproveitamento a favor de toda a população.

- Apoiar os agricultores residentes na Freguesia, envolvendo-os na promoção da sustentabilidade da agricultura como eixo de desenvolvimento territorial levando a cabo ações de formação na área das culturas biológicas no sentido de melhorar os produtos produzidos, bem como apoiar a criação de uma rede de Hortas Pedagógicas.

- Garantir formação profissional aos trabalhadores da Junta de Freguesia.

QUALIDADE DE VIDA, ESPAÇOS PÚBLICOS, VALORIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO URBANA, AMBIENTE E MOBILIDADE

- Em parceria com o Município pugnar por melhorar a Limpeza de todos os espaços públicos, e a criação de sistema mais eficientes de recolha de resíduos sólidos urbanos, reforçando e canalizando meios nestas áreas;

- Propor uma parceria com a Câmara Municipal, com a atribuição de incentivos e apoios aos proprietários para a realização de obras de requalificação e recuperação dos seus imóveis em toda a zona histórica da cidade;

- Melhorar caminhos e acessos em todo o perímetro rural da nossa freguesia, em especial aqueles que não estejam dotados para garantir qualquer assistência médica inadiável e urgente, tendo em conta o envelhecimento natural da população que vive nesses locais.

- Reestruturar e adaptar o espaço público tornando-o mais inclusivo para que todos o possam usufruir, tendo especial atenção aos cidadãos com mobilidade reduzida;

- Realizar pelo menos duas vezes por ano um plenário de discussão e apresentação propostas à Junta, para a melhoria da qualidade de vida de todos os fregueses, bem como identificar os problemas existentes nos espaços públicos na valorização e qualificação urbana, problemas ambientais causados pela falta de limpeza ou desrespeito das suas normas e problemas de mobilidade da população dentro da Freguesia.

- Colocação de cinzeiros nas zonas mais sensíveis e de mais movimento dentro do perímetro urbano e rural da Freguesia, bem como realizar ações de sensibilização nesse sentido.

- Criação de locais para a recolha de dejetos de animais nas zonas mais sensíveis, tais como espaços verdes e passeios de maior movimento, bem como realizar ações de sensibilização nesse sentido.

- Construção de um Parque de Lazer no Monte da Razão no terreno cedido pelo Município para o efeito.

ACÇÃO SOCIAL E SAÚDE
- Criar o Gabinete de Apoio para dar respostas sociais urgentes aos mais idosos e cidadãos com deficiência reconhecida.

- Colaborar e apoiar as Instituições de Solidariedade Social da Freguesia.

- Criar uma Bolsa de Voluntários para apoiar os mais necessitados, ou estabelecer parcerias com Instituições que já desenvolvam essa actividade.

- Continuar o Protocolo existente com os serviços sociais dos trabalhadores do Município de Estremoz.

- Criar parcerias com Clínicas de Saúde da Freguesia para que sejam atribuídos descontos aos mais necessitados ou sinalizados pelos serviços de acção social do Município por se encontrarem em elevado nível de carência económica.

- Colaborar e apoiar a CPCJ de Estremoz sempre que a Junta for solicitada quando estejam em causa menores residentes na área da Freguesia.

- Transporte Solidário para Idosos.

EDUCAÇÃO E JUVENTUDE
- Apoiar o espaço escolar sempre que sejam necessárias pequenas obras, trabalhos de manutenção e a criação de espaços que melhorem a qualidade de vida dos alunos, professores e pessoal não docente.

- Apoiar as escolas e alunos na obtenção de materiais escolares, dentro das competências que lhe sejam atribuídas.

- Apoiar a organização de festas escolares, sempre que para isso a Junta venha a ser solicitada.

- Apoiar a organização de festas e eventos dedicados à Juventude.

- Atribuir prémios de Mérito aos alunos que se destaquem no final de cada ciclo escolar.

- Atribuir bolsas de estudo ao nível do alojamento e alimentação aos alunos mais carenciados que se destaquem pelo seu sucesso escolar e pretendam ingressar no ensino superior.

- Criação de um ATL de apoio às férias escolares nas instalações da Junta ou em parceria com entidades privadas que disponham de vagas sendo as crianças apoiadas no pagamento das mensalidades.

Termos e Condições

2021 © Todos os direitos reservados.

Acesso Rápido

Image
Site Oficial do Movimento Independente por Estremoz, MiETZ.