O Movimento

Fique a conhecer este movimento e qual a sua missão.

Somos o MiETZ

Movimento Independente por Estremoz.

Foi criado em 2009, por iniciativa de um grupo de cidadãos, liderados por Luís Mourinha, com o objetivo de apresentar uma candidatura independente aos órgãos autárquicos do concelho de Estremoz.

Image

O Movimento acabaria por vencer as Eleições Autárquicas de 11 de Outubro de 2009, tendo sido responsável pela gestão da Câmara Municipal de Estremoz e das freguesias de Santa Maria, Santo André, Santo Estêvão e São Bento de Ana Loura, possuindo ainda a presidência e deputados eleitos na Assembleia Municipal de Estremoz, bem como eleitos nas Assembleias de Freguesia a que se candidatou.

Nas Autárquicas 2013, o MiETZ apresentou candidatura à Câmara e Assembleia Municipais, bem como às Uniões de Freguesias de Estremoz (Santa Maria e Santo André), Ameixial (Santa Vitória e São Bento), São Bento do Cortiço e Santo Estêvão e São Lourenço de Mamporcão e São Bento de Ana Loura.

Image

O MiETZ constituiu-se como Associação Cívica, em 28 de Outubro de 2010, tendo sido eleitos os seus órgãos sociais.

Estremoz, sempre juntos!
No mandato 2013/2017 o MiETZ é responsável pela gestão da Câmara Municipal de Estremoz, com cinco autarcas eleitos (1 presidente e 4 vereadores), e detém a presidência da mesa da Assembleia Municipal de Estremoz, com 11 deputados eleitos.


Nesse período, nas freguesias, o MiETZ esteve à frente dos destinos da União de Freguesias de Estremoz (5 eleitos na junta e 8 eleitos na assembleia), da União de Freguesias do Ameixial (3 eleitos na junta e 4 eleitos na assembleia) e da União de Freguesias de São Bento do Cortiço e Santo Estêvão (3 eleitos na junta e 4 eleitos na assembleia). Na União de Freguesias de São Lourenço de Mamporcão e São Bento de Ana Loura o MiETZ elegeu dois autarcas na respetiva assembleia de freguesia.


No dia 1 de agosto de 2017 o MiETZ entregou, no Tribunal de Estremoz, o processo de candidatura aos órgãos autárquicos do concelho, concorrendo nas Autárquicas 2017 à Câmara e à Assembleia Municipal e a seis juntas de freguesia: União de Freguesias de Estremoz, União de Freguesias do Ameixial, União de Freguesias de São Bento do Cortiço e Santo Estêvão, e às Freguesias de Evoramonte, Glória e Veiros.

Fevereiro | 2009

MiETZ é fundado.

Grupo de cidadãos, liderados por Luís Mourinha, decide fundar o Movimento Independente por Estremoz.

Fevereiro | 2009

Outubro | 2009

MiETZ vence eleições autárquicas

Fica responsável pela gestão da Câmara Municipal, de várias freguesias e possuí ainda a presidência e deputados eleitos na Assembleia Municipal.

Outubro | 2013

MiETZ volta a vencer

Os eleitores decidiram continuar a confiar no MiETZ. É reeleito e continua desta forma a ser responsável pela gestão da Câmara Municipal, de várias freguesias e da Assembleia Municipal.

Outubro | 2013

Outubro | 2017

Terceiro mandato

MiETZ volta a receber o apoio dos estremocenses e soma o terceiro mandanto à frente dos destinos de Estremoz. Trabalho é reconhecido tanto nas freguesias do concelho como na Assembleia Municipal.

Abril | 2021

MiETZ avança para as autárquicas

José Carlos Salema, é o primeiro nome a ser apresentado para liderar as listas à Câmara Municipal, a propósito das eleições autárquicas de 2021.

Abril | 2021

No atual mandato autárquico, o MiETZ lidera o executivo camarário (um presidente e três vereadores), detém a presidência da Assembleia Municipal, onde tem 11 deputados municipais, estando também à frente dos destinos da União de Freguesias de Estremoz, da União de Freguesias de S. Bento do Cortiço e Santo Estevão, União de Freguesias do Ameixial, Veiros e Evoramonte.

Os nossos compromissos.

O MiETZ reitera a sua vontade e empenho em cumprir os seus compromissos. Acreditamos nas mulheres e homens que integram as nossas listas e, por isso, definimos nove compromissos que irão pautar a nossa atuação.

Prioridade às pessoas

Uma Autarquia ao serviço dos cidadãos

Mais Educação, Cultura e Desporto

Melhor saneamento, menos resíduos

Ordenar para assegurar o futuro

Mais qualidade ambiental

Desenvolvimento do Espaço Rural

Mais valor ao concelho

Reabilitar o passado, confiar no futuro

O nosso concelho.

0
Freguesias
0
Km2 de extensão
0
Habitantes


Após a reorganização administrativa autárquica, que entrou em vigor com as eleições autárquicas de setembro de 2013, o concelho de Estremoz passou a ser constituído por nove freguesias. Mantiveram-se inalteradas as freguesias de Arcos, Évora Monte (Santa Maria), Glória, São Domingos de Ana Loura e Veiros, tendo sido agregadas em "Uniões de Freguesias" as restantes cinco freguesias.

Image

Termos e Condições

2021 © Todos os direitos reservados.

Acesso Rápido

Image
Site Oficial do Movimento Independente por Estremoz, MiETZ.