Notícias

Página dedicada às notícias e comunicados do Movimento Independente por Estremoz - MiETZ.

MiETZ assinala 47 anos da Revolução dos Cravos

Entre 1933 e 1974 vigorava o Estado Novo em Portugal. Um regime com poderes ditatoriais que reprimia as liberdades políticas, civis e de expressão.

Ao longo dos anos com o descontentamento da população, aliado ao desgaste da Guerra do Ultramar, criou-se um movimento contra a ditadura, o Movimento das Forças Armadas (MFA).

Foi há 47 anos que ocorreu a Revolução de 25 de Abril, também conhecida como a Revolução dos Cravos. O golpe militar do dia 25 de Abril, teve a participação de vários militares de todo o País, que realizaram uma acção concertada para derrubar o regime salazarista em Portugal, de forma a estabelecer liberdades democráticas, com o intuito de promover transformações sociais no país.

O Regimento de Cavalaria N.º 3, sedeado em Estremoz, teve uma participação activa nos acontecimentos relacionados com a revolução de Abril de 1974, marchando para Lisboa com uma subunidade de escalão Esquadrão, composta por cerca de 115 militares, sob o comando do então Capitão de Cavalaria Andrade de Moura, sendo um desses militares o Estremocense Francisco Braz, na altura 1º Sargento. No regresso a Estremoz, o Esquadrão foi recebido pelos Estremocenses, felizes e orgulhosos, com a participação “dos seus militares”, neste acontecimento que mudou o rumo da história de Portugal como País e como Nação.

VIVA A LIBERDADE!

ESTREMOZ, SEMPRE JUNTOS!

Notícias Relacionadas

Termos e Condições

2021 © Todos os direitos reservados.

Acesso Rápido

Image
Site Oficial do Movimento Independente por Estremoz, MiETZ.