Assembleia Municipal

Image

Luís

Marino

Candidato à Assembleia Municipal de Estremoz

Sou alentejano e resido em Estremoz desde 1996, data em que fui colocado no Regimento de Cavalaria N.º 3. Terminei a vida militar em 2020 quando desempenhava a função de 2.º Comandante do Regimento e encontro-me na situação de reserva.

Aceitei, sem hesitações, o convite do MIETZ - Movimento Independente por Estremoz, para ser candidato à Assembleia Municipal do nosso concelho.

Não tenho experiência política partidária, mas tenho disponibilidade e vontade para abraçar este projecto, pois conheço esta cidade há 25 anos. Sei trabalhar em equipa e estou habituado a desafios.

A Assembleia Municipal de Estremoz enquanto órgão representativo deste Município, dotado de poderes deliberativos, visa a promoção e salvaguarda dos interesses próprios dos munícipes, tendo por objectivo último o desenvolvimento sustentável do concelho de Estremoz e o bem-estar das nossas gentes.

A Assembleia Municipal está aberta às necessidades, preocupações e aspirações de todos os cidadãos do concelho, estando previstas múltiplas formas de todos os munícipes poderem participar e intervir nas reuniões plenárias deste órgão autárquico. Contaremos com todos neste processo.

Com isenção, os candidatos do MiETZ à Assembleia Municipal trazem um novo projeto com renovada determinação na continuação do desenvolvimento do concelho. Os nossos desafios podem ser novos, mas os valores de que depende o nosso sucesso – trabalho árduo, honestidade, coragem, tolerância, dedicação e lealdade – são antigos.

Ao olharmos para o caminho à nossa frente, lembremos com humilde gratidão, que o que nos é exigido agora é uma grande responsabilidade. É um reconhecimento da parte de cada munícipe que temos capacidade de resolver os problemas e de que temos obrigações para com eles. São deveres que aceitamos com satisfação, firmes no conhecimento de que nada satisfaz mais o espírito, nem define o nosso carácter, do que entregarmo-nos todos na resolução de uma tarefa difícil.

Sabemos que há trabalho para fazer. Temos que ter capacidade de reconhecer e entender as necessidades dos munícipes, para assim podermos cooperar convosco e desenvolver o nosso município. Continuaremos a ser responsáveis na gestão dos fundos do erário público, transparentes e sensatos, para manter a confiança entre os munícipes deste concelho e o seu executivo.

Contamos com todos os Estremocenses!

Estremoz, sempre juntos!

A nossa equipa para a Assembleia Municipal

Image

Os nossos compromissos para o Concelho de Estremoz.

PRIORIDADE ÀS PESSOAS

- Criar um gabinete de apoio à pessoa idosa que permita responder de forma imediata às necessidades deste grupo populacional nas seguintes vertentes: Acompanhamento a consultas/ exames; Apoio psicossocial; Integração em atividades de ocupação; Ajuda na realização de pagamentos, IRS, ou outras tarefas burocráticas; Linha SOS.

- Promover parcerias com empresas e instituições para aumentar a empregabilidade dos mais jovens.

- Elaborar o Plano de Intervenção Social do Concelho, em colaboração com as Instituições Locais.

- Reforçar o programa de apoio à aquisição de medicamentos para os mais desfavorecidos / idosos e Cartão Social para reformado ou indivíduo com carência económica provada.

- Criar o Conselho Municipal de Segurança e apoiar a Proteção Civil com infraestruturas de apoio (logística e parqueamento).

- Reforçar o trabalho desenvolvido pelos monitores no apoio a espaços de prática desportiva e apoio escolar, especialmente em zonas socialmente vulneráveis.

- Alargar o projeto Estremoz Férias a todas as freguesias, envolvendo coletividades e instituições do concelho.

- Desenvolver um programa de incentivo à natalidade, com atribuição de subvenção à natalidade e apoio a mensalidades de creche e jardim de infância.

- Incentivar/Apoiar programas Ocupação de Tempos Livres para jovens com o objetivo de promover o contacto com a realidade social e económica local, incutindo valores de cidadania e participação na vida ativa em diversos domínios: direitos humanos; desenvolvimento sustentável; empreendedorismo; voluntariado, entre outros.

- Reforçar as atividades de enriquecimento curricular nas escolas do concelho.

- Estabelecer parcerias com associações/coletividades na criação de workshops para as crianças em ATL durante as interrupções letivas, ajudando as Juntas de Freguesia a dinamizar estas iniciativas.

- Criar Cartão Voluntário +, para jovens até 25 anos que desenvolvam atividade permanente de voluntariado nas Instituições do Concelho.

- Alterar e protocolar pareceres para estudantes universitários e/ou licenciados, para procurar estágios de verão no âmbito da licenciatura.

- Promover o diálogo com Associações/Instituições para o aprofundamento dos programas existentes de apoio relativos ao desporto e à cultura.

- Alargar Programa da Academia Sénior a todo o Concelho.

- Reforçar Cartão 65+, com pagamento de taxas moderadoras e consultas de especialidade.

- Continuar a apoiar o funcionamento da Academia Sénior.

Termos e Condições

2021 © Todos os direitos reservados.

Acesso Rápido

Image
Site Oficial do Movimento Independente por Estremoz, MiETZ.