O Movimento

O MiETZ – Movimento Independente por Estremoz, foi criado em 2009, por iniciativa de um grupo de cidadãos, liderados por Luís Mourinha, com o objetivo de apresentar uma candidatura independente aos órgãos autárquicos do concelho de Estremoz.

O Movimento acabaria por vencer as eleições autárquicas de 11/10/2009, tendo sido responsável pela gestão da Câmara Municipal de Estremoz e das freguesias de Santa Maria, Santo André, Santo Estêvão e São Bento de Ana Loura, possuindo ainda a presidência e deputados eleitos na Assembleia Municipal de Estremoz, bem como eleitos nas Assembleias de Freguesia a que se candidatou.

O MiETZ constituiu-se como Associação Cívica, em 28/11/2010, tendo sido eleitos os seus órgãos sociais.

Nas Autárquicas 2013 o MiETZ apresentou candidatura à Câmara e Assembleia Municipais, bem como às Uniões de Freguesias de Estremoz (Santa Maria e Santo André), Ameixial (Santa Vitória e São Bento), São Bento do Cortiço e Santo Estêvão e São Lourenço de Mamporcão e São Bento de Ana Loura.

No atual mandato 2013/2017 o MiETZ é responsável pela gestão da Câmara Municipal de Estremoz, com cinco autarcas eleitos (1 presidente e 4 vereadores), e detém a presidência da mesa da Assembleia Municipal de Estremoz, com 11 deputados eleitos.

Nas freguesias, o MiETZ está à frente dos destinos da União de Freguesias de Estremoz (5 eleitos na junta e 8 eleitos na assembleia), da União de Freguesias do Ameixial (3 eleitos na junta e 4 eleitos na assembleia) e da União de Freguesias de São Bento do Cortiço e Santo Estêvão (3 eleitos na junta e 4 eleitos na assembleia). Na União de Freguesias de São Lourenço de Mamporcão e São Bento de Ana Loura o MiETZ elegeu dois autarcas na respetiva assembleia de freguesia.

No dia 1 de agosto de 2017 o MiETZ entregou, no Tribunal de Estremoz, o processo de candidatura aos órgãos autárquicos do concelho, concorrendo nas Autárquicas 2017 à Câmara e à Assembleia Municipal e a seis juntas de freguesia: União de Freguesias de Estremoz, União de Freguesias do Ameixial, União de Freguesias de São Bento do Cortiço e Santo Estêvão, e às Freguesias de Evoramonte, Glória e Veiros.